segunda-feira, 27 de julho de 2020

A Luta de Santa Teresinha contra a Pandemia


   


"A MORTE REINAVA POR TODA PARTE": ASSIM, DESCREVEU SANTA TERESINHA O TERRÍVEL INVERNO DE 1891 E 1892 NO CONVENTO DE LISIEUX. DURANTE ESSE PERÍODO A COMUNIDADE FOI DURAMENTE ATINGIDA PELA EPIDEMIA DE GRIPE RUSSA, VITIMANDO MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS POR TODO O MUNDO ENTRE 1889 A 1895. A SANTA CARMELITA SE DOOU INTENSAMENTE EM PRESTAR ASSISTÊNCIA ÀS SUAS IRMÃS ACAMADAS, SENDO QUE A COMUNHÃO DIÁRIA, DEU-LHE GRANDE APOIO NESTA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
DENTRO DESTE CONTEXTO DOLOROSO, TERESA DE LISIEUX, CELEBRA, COM MUITA TRISTEZA, SEUS 19 ANOS. ADMITIDA NO CARMELO EM 09 DE ABRIL DE 1888, É AGORA RELIGIOSA PROFESSORA, NUM INTERVALO DE TEMPO DE AMADURECIMENTO NA VIDA DE SANTA TERESINHA. 
EM OUTUBRO DE 1891, UM RETIRO PREGADO PELO ABADE ALEXIS PROV, QUE REAFIRMA SOBRE A MISERICÓRDIA, A CONFIANÇA E O ABANDONO ENTRE AS MÃOS DE DEUS, ACABA POR CONFIRMAR AS INTUIÇÕES ESPIRITUAIS, ÀS QUAIS, SANTA TERESINHA CARREGAVA DENTRO DE SI. ELA MESMA TESTEMUNHA SER LANÇADA A PLENO VOO SOBRE AS ONDAS DA CONFIANÇA E DO AMOR.
A PROVAÇÃO DA PANDEMIA VEIO, SEM DÚVIDAS, APROFUNDAR O ENCAMINHAMENTO INTERIOR DE TERESA. A GRIPE RUSSA , NA PRIMEIRA ONDA ATINGIU MORTALMENTE 70.000 PESSOAS NA FRANÇA, EM 1889 E 1890, CHEGANDO AO CARMELO DE LISIEUX EM JANEIRO DE 1892, UM MÊS APÓS O FALECIMENTO DE SUA FUNDADORA, MADRE GENÉVIÈVE DE SAINTE-THÉRÉSE. ALGUMAS SEMANAS SE PASSAM, E TODAS AS IRMÃS FICARAM CONTAMINADAS PELA GRIPE, À EXCEÇÃO DE TRÊS, ENTRE ELAS, TERESA. QUATRO RELIGIOSAS MORRERAM, E O PRIMEIRO FALECIMENTO OCORREU NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE SANTA TERESINHA.
ESSE TRISTE ACONTECIMENTO NO CARMELO, EM NADA TIROU A CORAGEM DA SANTA. TERESINHA PERMANECE DEVOTADA AO EXTREMO EM RELAÇÃO ÀS NECESSIDADES DE SUAS IRMÃS ADOENTADAS. A COMUNIDADE, QUE A JULGAVA POR VEZES DE POUCA UTILIDADE, E DESAJEITADA, PASSA A OBSERVÁ-LA COM OUTRO OLHAR.
TERESA RECEBIA A SANTA COMUNHÃO DIARIAMENTE, O QUE OCASIONOU UM FATO EXCEPCIONAL PARA A ÉPOCA. A IGREJA, POR SUA VEZ, SÓ SE PRONUNCIA DE FORMA DEFINITIVA, EM FAVOR DA COMUNHÃO COTIDIANA EM 1905, SOB O PONTIFICADO DO SANTO PIO X, IMPACTADO PELOS ESCRITOS DA FUTURA SANTA, A ESSA QUESTÃO.
E ASSIM, EM JESUS EUCARÍSTICO, QUE A JOVEM CARMELITA, OBTEVE FORÇAS PARA CUIDAR DE SUAS IRMÃS, E SUPERAR AS TRIBULAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário