domingo, 29 de maio de 2016

A Infância de Santa Teresinha



    Santa Teresinha do menino Jesus, nasceu em Alençon, baixa Normandia, na França, no dia 02 de janeiro de 1873. Seu nome de batismo era Marie Francoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin).

   Desde cedo foi uma criança expansiva e alegre. Filha de Louis Martin, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon. Já na juventude, os pais de Teresa tiveram a intenção de se consagrarem a Deus, mas devido às circunstâncias não foram aceitos.

   Graças a isso, sua mãe, Zélia Guerin, abraçou  o matrimônio, porém, pediu a Jesus muitos filhos e que eles fossem consagrados na vida religiosa. Desse santo casal nasceram nove filhos, quatro faleceram com pouca idade, restando 05 filhas, Maria, Paulina, Leônia, Celina e Teresa. Todas as meninas tornaram-se freiras, realizando o desejo da mãe.

   Aos quatro anos, Teresinha ficou orfã de mãe e essa falta a fez sentir muito. O pai, depois da morte da esposa, mudou-se com suas filhas para Lisieux. Instalados na casa conhecida como "Os Buissonnets, tinham contato frequente com os tios maternos de Teresa, que ajudaram em sua educação e com as primas Joana e Maria.

    Teresinha foi criada em um ambiente de puro amor e de muita fé. Por ser a caçula do lar, era chamada de "a minha rainhazinha". Aos seis anos, Teresa Martin, iniciou sua devoção ao Menino Jesus, e começou a se preparar para a primeira comunhão, sendo catequisada.

    Graças a essa catequese, o amor ao Menino Jesus foi aumentando em seu coração. Não é de se estranhar que no seu primeiro chamado à vida carmelitana, tenha aceitado com entusiasmo a proposta de Madre Gonzaga de se chamar "Teresa do Menino Jesus" quando ingressasse no Carmelo.

   Quando tinha 10 anos Santa Teresinha viu a irmã mais velha, Paulina, entrar para o Carmelo. Esse acontecimento lhe causou um grande sofrimento. A separação a deixou muito doente, levando-a a uma grande depressão.

     A doença seria curada em um domingo de Pentecostes. No momento em que estava imóvel na cama, e todas as irmãs ao seu redor, a jovem Teresa é sarada pelo sorriso de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário