segunda-feira, 6 de julho de 2020

Leonia, irmã e discípula de Santa Teresinha




LEONIA MARTIN, NASCEU EM 03 DE JUNHO DE 1863, EM ALENÇON, FRANÇA, FILHA DOS SANTOS LUÍS MARTIN E ZÉLIA MARTIN, TEVE VÁRIOS IRMÃOS, DENTRE ELES SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS.
DESDE CRIANÇA DEMONSTRAVA UMA SAÚDE FRÁGIL, VINDO QUASE A FALECER AOS DEZOITO MESES. PADECIA DE UMA TOSSE AVULSA, ALÉM DE SARAMPO COM FORTES CONVULSÕES E ECZEMA. DE TEMPERAMENTO FORTE, ERA VISTA PELA PRÓPRIA MÃE COMO UM FARDO, UMA PESSOA DIFÍCIL DE SE LIDAR.
DEVIDO A ESSA PERTURBAÇÃO EMOCIONAL, FOI CONVIDADA A SE RETIRAR DO CONVENTO DA VISITAÇÃO.
AOS 14 ANOS DE IDADE, SUA MÃE VEIO A FALECER EM 28 DE AGOSTO DE 1877, DEIXANDO LEONIA COM O PAI E AS IRMÃS. LUÍS MARTIN E SUAS CINCO FILHAS SE MUDARAM PARA LISIEUX PARA FICAREM PRÓXIMOS DO IRMÃO DE ZÉLIA MARTIN, ISIDORE GUÉRIN E SUA ESPOSA.
LEONIA ERA ALUNA DO INTERNATO DA ESCOLA ADMINISTRADA PELAS MONJAS BENEDITINAS DA ABADIA DE NOTRE DAME DU PRÉ, EM LISIEUX, ONDE TERESINHA ESTUDOU MAIS TARDE.
LEONIA TEVE QUE SUPERAR UM CARÁTER MUITO DIFÍCIL, COM UMA GRAVE TENDÊNCIA DE DESOBEDIÊNCIA AOS SEUS PAIS E COM POUCA AFINIDADE NOS ESTUDOS. MEDIANTE ESSES PROBLEMAS, OS SEUS CUIDADOS FORAM CONFIADOS A UMA CRIADA QUE A MALTRATAVA, E TAMBÉM FAZIA AMEAÇAS PARA QUE LEONIA NÃO INFORMASSE AOS SEUS PAIS SOBRE OS MAUS-TRATOS QUE RECEBIA.
NESTA FASE CONTURBADA EM QUE VIVIA A IRMÃ DE SANTA TERESINHA, A ÚNICA PESSOA QUE MANIFESTOU ESPERANÇA DE QUE LEONIA AINDA DEMONSTRARIA SER UMA PESSOA DE GRANDE VALOR FOI SUA TIA RELIGIOSA.
A MORTE DE SUA IRMÃ HELENE AOS CINCO ANOS DE IDADE E A ENFERMIDADE E MORTE DE SUA MÃE EM 1877, IMPUSERAM NOVAS PROVAS EM SUA VIDA. JUNTAMENTE A ISSO, AINDA OCORREU A IDA DE TERESINHA À VIDA RELIGIOSA, SEM CONTAR QUE LEONIA E CELINE FICARAM COMO RESPONSÁVEIS PELO PAI QUE SE ENCONTRAVA ADOENTADO.
EM 1889, LUÍS MARTIN, TEVE QUE SER INTERNADO EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO EM CAEN. COM ESTE ACONTECIMENTO, LEONIA E CELINE SE MUDARAM PARA UM LOCAL PRÓXIMO AO HOSPITAL, O QUE PERMITIU QUE LEONIA RETOMASSE CONTATO COM O MOSTEIRO DA VISITAÇÃO. TENTOU INGRESSAR IGUALMENTE NA ORDEM DAS CLARISSAS POBRES DE ALENÇON, MAS TEVE QUE DEIXÁ-LAS POR PROBLEMAS DA COMUNIDADE.
EM 1887, FOI ADMITIDA NA VISITAÇÃO, NO ENTANTO, SUA SAÚDE E INSTABILIDADE LHE IMPEDIRAM DE SEGUIR A VIDA RELIGIOSA. POUCOS MESES ANTES DA MORTE DE SEU PAI, LEONIA REGRESSOU PARA A VISITAÇÃO EM ABRIL DE 1894, PARA LOGO EM SEGUIDA TER QUE SAIR NOVAMENTE QUANDO CELINE HAVIA ENTRADO NO CARMELO. LEONIA PELA PRIMEIRA VEZ FICAVA SOZINHA.
ANTES DE SUA MORTE, SANTA TERESINHA PROFETIZOU QUE AO MORRER OBTERIA A GRAÇA DE QUE LEONIA PUDESSE INGRESSAR E PERMANECER NO MOSTEIRO. ESTA PROMESSA SE CUMPRIU EM 02 DE JULHO DE 1900, QUANDO LEONIA FINALMENTE PODE FAZER SEUS VOTOS FINAIS.
NO ANO DE 1941, NO DIA 17 DE JUNHO, FALECE LEONIA MARTIN, IRMÃ E DISCÍPULA DE SANTA TERESINHA.
EM 24 DE JANEIRO DE 2015, DEU  INÍCIO O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DE LEONIA MARTIN NA FRANÇA, COM A DECLARAÇÃO DE "NIHIL OBSTAT" (NADA CONTRA), CONFERINDO-LHE O TÍTULO PÓSTUMO DE "SERVO DE DEUS".




                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário