sábado, 19 de setembro de 2020

SANTA TERESINHA, UMA CARMELITA SINGULAR

 


À ÉPOCA DE SANTA TERESINHA, A GRANDE MAIORIA DAS CARMELITAS CONSAGRAVAM-SE À JUSTIÇA DE DEUS. ENTRETANTO, TERESINHA, RECUSOU COM MUITA DELICADEZA TAL CONSAGRAÇÃO. A SANTA DESCOBRIU NA TOTAL CONSAGRAÇÃO AO AMOR MISERICORDIOSO, UMA ATITUDE QUE ATINGE O ÁPICE DE TODA A TEOLOGIA E MÍSTICA DO CRISTIANISMO E, NÃO APENAS ATOS DE GENEROSIDADE E DOAÇÃO.
DEUS É MUITO MAIS DO QUE JUSTO, ELE É A PRÓPRIA JUSTIÇA; TODAVIA A ESSÊNCIA DIVINA NÃO É A JUSTIÇA, MAS, SIM, O AMOR. DEUS É ESSENCIALMENTE, AMOR. EM OUTRAS PALAVRAS, MESMO QUANDO SE MANIFESTA A JUSTIÇA DIVINA, LÁ ESTARÁ A MANIFESTAÇÃO MISERICORDIOSA DO SENHOR.
O ATO DE OFERECIMENTO AO AMOR MISERICORDIOSO É, AO MESMO TEMPO, UMA DEVOÇÃO RICA E PROFUNDA, ALÉM DE SER UMA DECLARAÇÃO CATEGÓRICA DE TEOLOGIA DOGMÁTICA, REVELANDO ASSIM,  A ESSÊNCIA DIVINA NO MAIS ALTO GRAU, OU SEJA, A CONSCIENTIZAÇÃO DO HOMEM SOBRE ELA, E A RESPOSTA DESSE MESMO HOMEM À DESCOBERTA DA ESSÊNCIA DE DEUS.
TÃO SOMENTE UMA ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PODERIA CONDUZIR SANTA TERESINHA A FAZER E A ESCREVER ESTE ATO DE OFERTA!

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ORAÇÕES DE SANTA TERESINHA: OLHARES DE AMOR A JESUS


JESUS, VOSSAS PEQUENAS ESPOSAS TOMAM A RESOLUÇÃO DE MANTER OS OLHOS BAIXOS NO REFEITÓRIO, A FIM DE HONRAR E IMITAR O EXEMPLO QUE LHES DESTES DIANTE DE HERODES. QUANDO ESTE ÍMPIO PRÍNCIPE ZOMBAVA DE VÓS, OH, BELEZA INFINITA, NEM SEQUER UMA QUEIXA SAIU DE VOSSOS LÁBIOS DIVINOS. NEM MESMO VOS DIGNASTES FIXAR NELE VOSSOS OLHOS ADORÁVEIS. OH! SEM DÚVIDA, DIVINO JESUS, HERODES NÃO MERECIA SER OLHADO POR VÓS, MAS NÓS QUE SOMOS SUAS ESPOSAS, NÓS QUEREMOS ATRAIR SOBRE NÓS VOSSO  DIVINO OLHAR. PEDIMO-VOS NOS RECOMPENSAR COM UM OLHAR DE AMOR CADA VEZ QUE NOS PRIVARMOS DE LEVANTAR OS OLHOS, E VOS ROGAMOS ATÉ QUE NÃO NOS RECUSEIS ESTE DOCE OLHAR QUANDO CAIRMOS, POIS CONTAREMOS NOSSAS FRAQUEZAS. FAREMOS UM RAMALHETE QUE, COM CERTEZA, NÃO REJEITAREIS. VEREIS NESTAS FLORES NOSSO DESEJO DE VOS AMAR, DE NOS ASSEMELHARMOS A VÓS, E ABENÇOAREIS VOSSAS POBRES FILHAS.
OH, JESUS! OLHAI-NOS COM AMOR E DAI-NOS VOSSO DOCE BEIJO.
ASSIM SEJA.