sábado, 18 de julho de 2020

Como agir no sofrimento segundo Santa Teresinha




NO LIVRO "RETIRO DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS", FORAM EXPOSTAS DUAS DISPOSIÇÕES BÁSICAS DE SANTA TERESINHA: HUMILDADE E CONFIANÇA. HUMILDADE DE RECONHECER QUE NÃO É PERFEITA, ALÉM DE EXTREMAMENTE NECESSITADA DE DEUS; E A CONFIANÇA NO AMOR E NA MISERICÓRDIA DO SENHOR. MAS É A PACIÊNCIA DIÁRIA QUE NOS APERFEIÇOAM NA PRÁTICA.
O SOFRIMENTO É A CONSEQUÊNCIA DO PECADO, TODAVIA, É UM INSTRUMENTO QUE NOS LEVA PARA MAIS PRÓXIMO DO AMOR DE DEUS.
A PACIÊNCIA DENTRO DO CONTEXTO DO SOFRIMENTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA. COMO BEM DIZIA SANTA TERESINHA: É O AMOR EM AÇÃO!
SANTA TERESA DE LISIEUX, JAMAIS DUVIDOU DO AMOR DE DEUS. ESSE SENTIMENTO ERA TÃO VIVO E TÃO FORTE DENTRO DELA, QUE NÃO IMPORTAVA O QUE ACONTECIA EM SUA VIDA, TUDO ERA UMA EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS PARA COM ELA.
A SANTA SE QUESTIONAVA: "COMO, UM DEUS TÃO AMOROSO FICARIA FELIZ EM VER O NOSSO SOFRIMENTO? E ELA MESMO RESPONDIA. "NÃO, JAMAIS NOSSO SOFRIMENTO O TORNA FELIZ, MAS ESTE SOFRIMENTO NOS É NECESSÁRIO. ENTÃO ELE O PERMITE COMO QUE VIRANDO O ROSTO".
SANTA TERESINHA PASSOU POR DIVERSOS SOFRIMENTOS, PROVAÇÕES, TENTAÇÕES, IRRITAÇÃO COM AS PRÓPRIAS MISÉRIAS E DEFEITOS, DOENÇAS, ENTRETANTO REMEDIAVA A TUDO COM PACIÊNCIA.
MESMO COM TODA A PACIÊNCIA, ENGANA-SE EM PENSAR QUE SANTA TERESINHA SOFRIA COM UMA PERFEITA ALEGRIA E RESIGNAÇÃO NA ALMA, OU QUE ELA DIANTE DOS SOFRIMENTOS QUE LHE ACOMETIAM, ERA CORAJOSA SEMPRE.
SANTA TERESINHA VEM NOS MOSTRAR UMA NOVA MANEIRA DE VIVER A ALEGRIA NO SOFRIMENTO. TERESINHA NOS ENSINA QUE A TRISTEZA TAMBÉM FAZ PARTE DO SOFRIMENTO. O CONCEITO DO SOFRER SEM TRISTEZA É INEXISTENTE. PROVAR A AMARGURA É NECESSÁRIO, SENTIR-SE SEM CORAGEM É PRECISO. SER PACIENTE NESSES MOMENTOS DOLOROSOS, PORÉM LUTANDO PARA ULTRAPASSAR TUDO QUE NOS É AMARGO E TRISTE, E ASSIM, REPOUSAR NA VONTADE DE DEUS.
SANTA TERESINHA DIZIA: "SÓ ENCONTRO UMA ALEGRIA, A DE SOFRER POR JESUS, E ESTA ALEGRIA NÃO SENTIDA ESTÁ ACIMA DE TODA ALEGRIA"!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário